HERCULES GOMES – pianista e compositor

Hercules Gomes – piano

Natural de Vitória (ES), Hercules iniciou seus estudos aos 13 anos como autodidata e pouco tempo depois já tocava em bandas do cenário musical capixaba. Estudou na Escola de Música do Espírito Santo (a então EMES) e posteriormente ingressou no curso de Música Popular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se formou bacharel.

Apresentou-se em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior como a MIMO, em Ouro Preto (MG); o Savassi Festival em Belo Horizonte (MG); o Festival de Inverno de Campos do Jordão, em Campos do Jordão (SP); o Festival Internacional Jazz Plaza, em Havana (Cuba); o Festival Piano, Piano, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires (Argentina) e o Brazilian Music Institute, em Miami (EUA).

Em 2012 foi o vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo – Instrumentista promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em homenagem ao importante compositor natural da cidade.
E em decorrência do Prêmio Nabor, em 2013 recebeu a Outorga do Colar do Centenário pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Em 2014 foi vencedor do I Prêmio MIMO Instrumental promovido pelo maior festival de música instrumental do Brasil (MIMO) com o objetivo de revelar novos talentos. Em 2020 recebeu o Prêmio Cidadão SP na categoria cultura.

Já participou de trabalhos ao lado de músicos e grupos de renome como Nailor Proveta, Banda Mantiqueira, Letieres Leite, Alessandro Penezzi, Wilson das Neves, dentre outros.

Em 2014 participou do projeto GOMA-LACA – Afrobrasilidades em 78 RPM ao lado do maestro baiano Letieres Leite, projeto que resgatou músicas do candomblé, capoeira, jongo, maracatu, embolada e choro originalmente gravadas entre as décadas de 1920 e 1950.

E em 2015 participou da gravação do CD Radamés Gnattali – Concertos Cariocas no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Como solista da mesma orquestra se apresentou no 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão onde interpretou a Segunda Rapsódia de George Gershwin e anos depois na Conhca Acústica do Taquaral onde interpretou  a Brasiliana nº 2 de Radamés Gnattali. Em 2018, a convite do Ministério das Relações Exteriores, se apresentou como solista com a Jerusalem Symphony Orchestra na cidade de Jerusalém e em 2019 com Orquestra Filarmônica de Montevidéu e Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP). Em 2022 também com a OSUSP estreou o Concerto para Piano nº 1 de João Carolos Rocha e em 2023 interpretou o mesmo concerto com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

Seu recital solo Choros Toco Assim fez parte da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2021 e no mesmo ano teve seu recital com tangos brasileiros e argentinos integrando a programação da OSESP na Sala São Paulo.

Em 2022 foi um dos pianistas e compositores do projeto Rosa dos Ventos que reuniu mais 3 representativos pianistas brasileiros da atualidade: André Mehmari, Salomão Soares e Tiago Costa. O projeto teve estreia no Teatro Municipal de São Paulo com um público de mais de 1200 pessoas na plateia. Em 2023 estreou o Duo Hercules Gomes e Nailor Proveta na FIP Jazz (Festa Internacional do Piano) promovida pela OSESP na Sala São Paulo.

Participou como professor ministrando palestras, oficinas e workshops em importantes festivais como a 32ª e da 40ª Oficina de Música de Curitiba, o II Festival de Piano de Natal, o Savassi Festival 2016, o VIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS), o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA) e o 18th Annual Brazilian Music Institute, em Miami (EUA).

Em 2013, lançou seu primeiro trabalho solo no qual demonstra suas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita aliadas a uma técnica refinada traduzindo ao piano seu universo sonoro. Com 6 composições próprias e 6 arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth, o CD Pianismo traz fotografias panorâmicas do piano brasileiro com muito ritmo e lirismo. E em 2018 lançou seu segundo álbum intitulado “No tempo da Chiquinha” em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga. E em 2020 o álbum “Tia Amélia para Sempre” que homenageia a pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão Nery (1897-1983), a Tia Amélia. Em 2022 lançou o CD Sarau Tupynambá com 12 faixas que nas plataformas digitais foram lançadas em 2 EPs (Sarau Tupynambá e Três Estudos de Choro em Moto-Contínuo) e 5 singles (De Frente pro Crime, Capitão Bacamarte, Sururu na Cidade, Toada nº 2 e Valsarola para Ernesto Nazareth).

Hercules é considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade não somente por suas habilidades técnicas mas também pela escolha do seu expressivo repertório. Seu trabalho tem inspirado músicos do mundo inteiro a tocarem música brasileira.